sábado, 21 de novembro de 2009

Vigorelli

Vigorelli um pedaço de paz e sossego!





 Pouca gente sabe que Joinville é uma cidade litorânea. A praia Vigorelli (que alguns escrevem Vigoreli), parte da Baía da Babitonga é a prova disso.


Manguezais fazem parte deste rico ecossistema na Baía da Babitonga, que tem limítes nas cidades de Joinville São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, somando uma área total de 130 quilômetros quadrados, que, além de manguezais é composto por grandes áreas de mata atlântica ainda intocadas, sendo habitat de e diversas espécies da fauna marinha e terrestre.



Ao fundo podemos identificar a Petisqueira Lamim (mais conhecida como Petisqueira do Toninho...) 




O visual é lindo um lugar para passar momentos de paz e sossego.
Nesta semana passada por exemplo fomos agraciados por um visual deslumbrante como a chuva indo de encontro a Gibraltar... Veja algumas fotos...





Volta a Funcionar

O gigantesco acelerador de partículas batizado de Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior e mais complexo instrumento científico já construído, voltou a funcionar nesta sexta-feira depois de 14 meses de paralisação, informou o Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN, na sigla em inglês). Segundo os cientistas, dois feixes de prótons já estão circuladndo em direções opostas dentro do equipamento. 

Se tudo correr como planejado, a equipe de cientistas poderá aumentar a energia do colisor durante o final de semana e atingir níveis jamais registrados.

"É formidável ver circular novamente os feixes no LHC", disse o diretor-geral do CERN, Rolf Heuer.

"Mas ainda há uma longa estrada a percorrer, mas este grande passo dado hoje nos coloca no caminho".

Big Bang
O acelerador, cujo custo é estimado em US$8 bilhões, começou a operar em setembro de 2008 na fronteira franco-suíça. Mas o aparelho apresentou um problema de vazamento e teve que ser novamente aquecido para possibilitar o conserto.

O LHC foi projetado para atirar partículas de prótons umas contra as outras quase à velocidade da luz. A liberação maciça de energia causada pelo choque das partículas simularia as condições após a explosão que deu origem ao universo.

No experimento realizado em 19 de setembro de 2008, os engenheiros circularam partículas de prótons dentro de um túnel de 27 quilômetros de circunferência que abriga o LHC.

Após o sucesso dessa primeira parte, o próximo passo será projetar outras partículas na direção oposta para que possam colidir, recriando as condições que existiam no universo imediatamente após o Big Bang.
 

Primeiro Acelerador de Partículas (Vai Funcionar Novamente)

"Olhe atentamente.

É assim que a primeira maquina do tempo pode ser!
Já ouviu falar de buracos de minhoca(wormholes)?
Bom, em breve você poderá começar a ouvir falar deles, já que o mais poderoso acelerador de partículas do mundo irá se tornar funcional na primavera deste ano - libertando forças capazes não só de distorcer o espaço(assim como a gravidade distorce o espaço ao redor da terra) mas também o TEMPO!
O acelerador de partículas do CERN está definido para se tornar a primeira máquina do tempo da história.

De acordo com a pesquisa publicada por Irina Arefieva e Igor Volovich "na relatividade geral, uma curva no espaço tempo irá correr do passado para o futuro. Mas, em alguns espaço-tempos as curvas podem se encontrar gerando uma curva mais fechada, o que é interpretado como uma máquina do tempo- o que sugere a possibilidade de viagens no tempo "
Dois prótons viajam em direções opostas e colidem em quatro pontos ao longo do caminho - replicando as condições do Big Bang "do plasma cósmico", um misterioso estado, quase líquido, que ocorreu antes dos quarks esfriarem suficientemente para permitir que átomos se formassem. O acelerador de partículas vai forçar os quarks se separareme recriar o "plasma cósmico"original e reconstruir as condições do Big Bang.

Aqui estão alguns fatos rápidos:
-- 20 anos de trabalhos em andamento
-- Uma equipe de 7000 físicos de mais de 80 nações
-- 27 km de circunferência, 175 metros no subsolo
-- Irá facilitar a colisão de prótons, viajando muito perto da velocidade da luz
-- Cada túnel é grande o suficiente para por um trem através dele.
-- Temperaturas geradas: mais de 1000.000 vezes mais quente que o núcleo do sol
-- Magnetos supercondutores são resfriados a uma temperatura mais fria que a do espaço profundo.


A coisa mais complicada que os seres humanos já construiram

Para melhor apreciar a enorme dimensão desta besta, considere que ela percorre 17 milhas através da fronteira de dois países, tem detectores em quatro localidades do tamanho de edifícios, alojados em grandes cavernas - e se por ventura vocÊ estivesse dentro do túnel, enquanto ele estivesse em operação, você teria uma experiência. altamente radioativa e fatal.

Apenas um supercondutor solenóide, contém mais ferro do que a Torre Eiffel. Os custos de construção do acelerador de partículas foram tão elevados, que a América teve de pôr um fim ao seu próprio projeto de um acelerador de partículas em 1993 (apesar de 14 quilômetros de túneis já terem sido escavados no Texas), de modo que hoje, o CERN pode ser chamado de "a coisa mais complicada que os seres humanos já construíram.